O que é ouro e porque tão caro?

O que é ouro e porque tão caro?

Você sabia que com 1g de ouro é possível fazer uma chapa de metal de 70x70cm e um fio de 3km? Incrível, não é?

O ouro é um elemento amarelo denso e macio com o símbolo AU e número 79 em nossa tabela periódica. Ele tem sido usado como moeda, joias e reservas de valor há milhares de anos. 

Altamente valorizado devido as suas propriedades químicas e físicas únicas, incluindo maleabilidade, ductilidade (grau de deformação que um material pode ter até o rompimento completo da sua estrutura), resistente a corrosão e manchas.

O ouro foi formado muito antes da terra existir através da fusão nuclear de elementos simples, como o Hélio e hidrogênio, e uma vez na terra, as altas temperaturas de nosso núcleo, produzem um conglomerado de ouro liquido. Uma vez expelidos pela atividade vulcânica ou atingidos por outros corpos do espaço que podem conter ou não o ouro, o impacto pode trazer o ouro das profundezas da terra ou trazer ouro contido neles, e assim, chegam a superfície e podem ser extraídos da crosta terrestre. 

Curiosidade:

As primeiras moedas em ouro surgiram na região da Lídia, atual Turquia, no século VII a.C. e ela foi cunhada com a efígie de um leão, que era o símbolo da família real da Lídia.
Contudo, foram os gregos os maiores responsáveis por sua difusão e popularização pelo mundo antigo. Foi a partir dos gregos que outros povos passaram a utilizar a moeda metálica, como os persas, fenícios e cartaginenses.

 

O ouro é um minério finito produzido por mineração e extração por depósito de minério e o que se torna economicamente e ambientalmente desafiador. 
Ele pode ser encontrado em rochas (em pequenas quantidades), rios e riachos, ou em grandes depósitos em lugares específicos ao redor do mundo. Os depósitos de ouro podem ser encontrados em todos os continentes, mas a Australia, Canadá, Estados Unidos da América, China e Rússia são os maiores produtores atualmente. Esse metal encontra-se normalmente em estado puro em forma de pepitas e depósitos aluviais, ou ainda em pequenas inclusões de rochas metamórficas ou minerais como o quartzo, pirita e calcopirita. 
Esses minerais são extraídos em sua grande maioria, são extraídos de minas subterrâneas, onde os veios de ouro e os depósitos de minérios são escavados e processados. Para se obter o ouro, de maneira geral  o processo segue alguns passos.
Primeiro é encontrar onde tem ouro e chamamos esse processo de EXPLORAÇÃO, feito por pesquisas geológicas e programas de perfuração. Depois de encontrado, temos que desenvolver a mina para a sua extração que pode envolver escavação, abertura de túneis e construção de instalações para processamento e refino do minério. Depois da mina criada, temos a extração do minério. 

                                         Túnel de mineração.

Ele então é extraído da mina usando métodos como mineração subterrânea ou mineração a céu aberto e esse minério é transportado para nossa próxima etapa, que é o seu processamento. 

                                        Mineração aluvial.

O minério extraído é processado para separar o ouro de outros minerais do minério. Isso geralmente é feito por uma série de etapas, incluindo britagem, moagem e até extração química.
Uma das etapas finais é o refino do ouro, onde ele é purificado e refinado para remover quaisquer impurezas. Isso é feito por fundição, onde o ouro é derretido e as impurezas são separadas e removidas. 
Por fim, esse ouro é fundido em barras, laminado em fios, chapas e até folhas de ouro. 

                                                  Fundição.

Isso tudo pode variar dependendo do tipo de depósito, localização e economia da operação. Pode envolver também o uso de alguns produtos químicos, como cianeto e até mercúrio. Esses produtos podem representar riscos ambientais e as empresas que utilizam eles em seu processo produtivo, precisa de uma gestão cuidadosa para minimizar os impactos tanto aos trabalhadores, como comunidades locais.

Como resultado de sua escassez o ouro desempenhou um papel significativo na história da humanidade, servindo como de troca e reserva de valor por milhares de anos. Uma proteção contra incertezas.
Além de servir como padrão monetário, o ouro tem ampla gama de aplicação industrial, em satélites, joias, na odontologia e medicina.
Pode ser empregado também no recobrimento de materiais biológicos, para análise em microscópio eletrônico de varredura (SEM).Por ser encontrado em concentrações baixíssimas na natureza, o Au tem alto valor comercial. Para se ter idéia do quanto ele é raro, a cada 200.000 toneladas de massa sólida, apenas 1 Kg de ouro e de acordo com as perspectivas de produção e consumo atuais, todo o ouro existente na Terra deve durar até 2042. Mesmo sendo finito, o ouro pode ser reciclado do lixo eletrônico e joias antigas, diferente do petróleo.
O mercado de ouro é altamente dinâmico, influenciado por uma variedade de fatores econômicos, políticos e geológicos. É objeto de pesquisas contínuas em áreas como geologia, economia e finanças.
Por ser difícil de encontrar e minerar o ouro se torna tão valioso, usado como símbolo de poder e riqueza por várias culturas.

Mas aí fica a pergunta, porque ele é tão caro? 

O primeiro deles, é com certeza a raridade. O ouro é um elemento relativamente raro, e a mineração do ouro em grande escala é necessária para extraí-lo da crosta terrestre. 
A oferta limitada do ouro, combinada com o aumento da demanda, contribui para seu alto custo. Os custos de sua mineração também são bem altos.
Extrair ouro da terra requer equipamentos, operações e custos de mineração caros. E é claro, esses custos são repassados ao consumidor na forma de preços mais altos. O refino do ouro também requer equipamentos e produtos químicos especializados, como eu já havia falado do mercúrio, e esses custos também contribuem para o custo total do ouro. Como é um material raro, caro e que precisa de muito recurso para sua extração, não se pode descartar o custo de armazenamento, transporte e segurança. 
Tudo isso exige sistemas de proteção e equipes especializadas contra roubo ou perda e claro, isso também reflete no preço. As próprias empresas de mineração possuem uma segurança extremamente reforçada.
E por último, a famosa lei da oferta e demanda. Quando se possui uma alta demanda por ouro e você tem uma oferta limitada, isso acaba elevando o preço do ouro. 


É um elemento que desperta grande desejo nas pessoas e que com certeza continuará despertando por milhares de anos. 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.